top of page

TOQUE FÍSICO

  • Foto do escritor: Bela Resiliência
    Bela Resiliência
  • 16 de abr. de 2021
  • 2 min de leitura

“A sua mão esquerda esteja de baixo da minha cabeça, e a sua mão direita me abrace.”

Cantares 2:6


Hoje falaremos da quinta e última Linguagem que o Dr. Gary Chapman descreve no livro As Cinco Linguagens do Amor: TOQUE FÍSICO.

Geralmente as pessoas pensam que o toque físico é somente o ato de ter relações sexuais, mas se engana quem pensa assim a relação sexual é mais um dos vários dialetos dessa linguagem. Mas afinal como seria então essa linguagem do amor?

Pessoas que se comunicam através dessa linguagem necessitam de demonstrações de afeto que sejam demonstradas através do toque.


“Andar de mãos dadas, beijar, abraçar e ter relações sexuais são formas de comunicar amor emocional a seu cônjuge. O toque físico é a linguagem do amor primária de algumas pessoas. Sem o toque, elas não se sentem amadas. Com ele, o tanque emocional se enche e elas se sentem seguras do amor de seu cônjuge. “(pág. 117)*


Bela, vamos lembrar agora da época de namoro, quando as ações de carinhos eram mais intencionais. Onde andar de mãos dadas em público nos fazia sentirmos amadas. Para algumas pessoas essa simples ação é muito significativa e a ausência de tais ações lhe fazem entender que não são amadas pelo seu cônjuge. Com isso surgem as brigas, o distanciamento entre o casal e o muro da falta de comunicação toma proporção.

Sei que depois que casamos assumimos várias responsabilidades que nos deixam muitas vezes tão sobrecarregados, que vamos deixando de lado certos comportamentos que antes no namoro fazíamos com mais frequência.

Agora eu lhe pergunto: você já deu aquele beijo no seu cônjuge hoje?

Você abraça o seu cônjuge constantemente?


O casamento não é para ser a união de dois seres estranhos que não se tocam, que não fazem carinhos diariamente e que não se conhecem. Eu posso afirmar que é POSSÍVEL SIM mesmo depois de casados vivermos uma vida de eternos namorados, mas para isso temos que aprendermos a falar a Linguagem do Amor do nosso cônjuge, pois só assim teremos sempre o nosso tanque cheio.


Então Bela,

“Ao descobrir que toque físico é a linguagem do amor primária do cônjuge, sua imaginação será o único limite quanto às maneiras de expressar amor.”(pág. 119)*

E se por acaso você descobriu que essa é a sua linguagem peça sabedoria a Deus para ensinar ao seu cônjuge como você se comunica.


Na próxima matéria faremos as considerações finais sobre esse tema que abordamos nesses últimos dias retirado do livro: As cinco Linguagens do Amor, do Dr. Gary Chapman. Bela, espero que você tenha acompanhado todas as matérias e tenha gostado. Sua opinião e sugestão é muito importante para nós. Deixe nos comentários. Até breve!


Trechos retirados do livro As Cinco Linguagens do Amor - Gary Chapman


Comentários


Olá, que bom ver você por aqui!

Fique por dentro de todos os posts

Obrigado por assinar!

  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Pinterest

Compartilhe a sua opinião

Obrigado pelo envio!

© 2023 por Quebra-cabeças. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page