top of page

ATOS DE SERVIÇO

  • Foto do escritor: Bela Resiliência
    Bela Resiliência
  • 14 de abr. de 2021
  • 3 min de leitura

Atualizado: 16 de abr. de 2021


“Tudo quanto te vier à mão para fazer, faze-o conforme as tuas forças...” Eclesiastes 9:10

Olá Bela! Na matéria de hoje iremos falar da quarta Linguagem do Amor: ATOS DE SERVIÇO. Você pode estar fazendo a seguinte pergunta neste momento: Como atos de serviço pode ser uma linguagem de amor? Pois bem vou te explicar com uma pequena história fictícia.

Era uma vez João e Maria eles já estão casados há 3 anos. Mesmo com o pouco tempo de relacionamento já estão enfrentando dificuldades. Todos dois trabalham fora e só se encontram a noite quando chegam do trabalho. Duas vezes por semana João vai para o jogo de futebol com os amigos após o trabalho, por conta disso Maria reclama que João não a ama mais, porque prefere passar mais tempo com os amigos do que com ela e alega que quando ele está em casa passa a maior parte do tempo reclamando de tudo em relação aos afazeres da casa e não a ajuda em nada. Por não se comunicarem com a linguagem do amor específica de cada um, surgem os desentendimentos tornando assim impossível a comunicação entre eles. A linguagem do amor de Maria já podemos identificar, pois já estudamos sobre ela TEMPO DE QUALIDADE. Maria queria apenas passar mais tempo com João e não somente isso, mas que esse tempo fosse de qualidade, sem brigas e críticas. E por se sentir só e desprezada pelo marido ela não tinha prazer em ter zelo pelo seu lar, ou seja tinha seus afazeres domésticos como um fardo. Mas qual será a Linguagem de Amor de João?

“As críticas feitas por meu cônjuge sobre meu comportamento me oferecem a indicação mais clara de qual é a linguagem do amor primária dele.” (pág. 108)*

João reclamava dos afazeres da casa porque ele se comunicava através da Linguagem do Amor: ATOS DE SERVIÇO, ou seja, ele gostaria de chegar em casa e encontrar a casa em ordem e limpa. Para ele, quando Maria fazia isso lá no início do casamento, era uma prova do amor dela por ele. E como não conseguiam mais ter diálogo entre si, eles não tinham oportunidade de expressar o que realmente queriam um do outro. Se João soubesse que a verdadeira raiva de Maria não era porque ele ia para jogo e nem porque ele não a ajudava, mas sim porque ela queria tempo com ele, com certeza ele passaria a dar mais atenção a ela e talvez até a ajudasse com os afazeres diários, fazendo assim Maria ter prazer em cuidar da casa e como recompensa os dois voltarem a ter o tanque do amor CHEIO e desfrutar com alegria desse combustível. A ordem dos acontecimentos também pode ser inversa: Se Maria descobrisse que João ainda a ama, e que ele apenas gostaria que a casa estivesse em ordem, pois ele se expressa dessa forma porque ele acha que é normal (este foi o exemplo de seu pai), ela poderia mudar suas práticas. Ela passaria a ser aquela mulher que pensa nos mínimos detalhes na arrumação de um casa, deixando assim João muito contente ao ponto de ele começar a passar mais tempo de qualidade com a esposa.

Na oportunidade quero ressaltar que a Linguagem de Amor Atos de Serviço não se resume só os afazeres de casa, é muito mais que isso. Esse caso aqui é apenas um exemplo. Se você se sente muito amada quando o seu cônjuge se dispõe a fazer algo por você, qualquer ação que seja, desde ir ao mercado para comprar algo até lhe ajudar com alguma tarefa diária, pode ser que você se comunique através dessa Linguagem de Amor.

Bela, a partir do momento em que você descobrir qual é a linguagem de amor que você e seu cônjuge se comunicam, peça sabedoria a DEUS para lhe orientar nas estratégias corretas para você mudar suas práticas com base nesse novo conhecimento. Também peça forças para você ter PERSEVERANÇA em prosseguir com a mudança tanto em aprender, como também em ensinar ao seu cônjuge.

E tudo que você fizer faça conforme a sua FORÇA.

Até a próxima Linguagem do Amor. Se inscreve no Blog pra não perder nenhuma matéria! E lembra de seguir a gente no Instagram! Beijos!!!

*Trecho retirado do livro As Cinco Linguagens do - Gary Chapman

Comentários


Olá, que bom ver você por aqui!

Fique por dentro de todos os posts

Obrigado por assinar!

  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Pinterest

Compartilhe a sua opinião

Obrigado pelo envio!

© 2023 por Quebra-cabeças. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page