top of page

MAIS UM FILHO... E AGORA? COMO DAR ATENÇÃO Á TODOS?

  • Foto do escritor: Bela Resiliência
    Bela Resiliência
  • 24 de mar. de 2021
  • 3 min de leitura

“Eis que os filhos são herança do SENHOR;” Salmos 127:3


A chegada de uma criança em um lar é benção. Cada nascimento de um filho é um desafio para cada pai e para cada mãe, pois vem as preocupações de como educar, como manter e como proteger. Basicamente essas são as principais preocupações. Mas também existe outro tipo de preocupação, a qual geralmente são as mães que têm: a de COMO DAR ATENÇÃO A TODOS OS FILHOS.

Não importa quantos filhos são e nem qual a idade deles. Se são pequenos demais ou se já estão na fase adulta. Todo filho precisa da atenção dos pais, de acordo com a necessidade de cada fase da vida, é claro!

Quando fiquei grávida pela segunda vez meu primogênito tinha 11 anos. E logo começaram aqueles comentários que são bastante comuns para quem já tem filhos e que são super negativos para os filhos mais velhos:

“ – Ah agora você vai ficar de canto. Sua mãe só vai dar atenção para seu(sua) irmãozinho(a)!

Desde então passei a orientá-lo do quanto seria bom ter mais um(a) irmão(ã) e de que todos seriam amados da mesma forma, e que ele seria O MEU PRIMOGÊNITO, papel de grande importância, mas também de grandes responsabilidades. Quando sua irmã nasceu, procurei envolvê-lo na rotina de cuidados com ela. Sempre aproveitava as oportunidades que tinha para explicar sobre a minha necessidade naquele momento de dedicar maior tempo para sua irmã, que ainda era tão dependente. Aos poucos fui organizando minha rotina diária e pude reservar um tempo somente para dar atenção a ele, já que a diferença de idade era grande.

Hoje, depois de quase 10 anos, ainda continuo no meu compromisso de dar atenção aos dois: brincamos juntos, quer seja em um simples jogo de tabuleiro, ou numa disputa de pistola de água no quintal. Também lhes dou atenção de forma particular: como uma simples caminhada com o filho ou como numa brincadeira de escolinha com a filha.

Esse é um pequeno relato da minha experiência como mãe de dois filhos. Mas sei que a sua história pode ser diferente. De repente você tem dois ou três filhos pequenos e, muitas vezes, se cobra em querer poder dar mais atenção a cada um de forma mais específica, pois um olhar de mãe muitas vezes consegue detectar as carências de cada um dos filhos, e você não encontra tempo.

Você LUTA CONTRA O TEMPO para conseguir dar atenção a todos. Realmente não é uma tarefa fácil, mas se ela for bem planejada e disciplinada é POSSÍVEL SIM fazermos com excelência.

Bela, seguem abaixo algumas dicas para você aproveitar o seu tempo com seus filhos:

  • Contar histórias - Tenha o hábito de reunir os filhos para contar uma historinha infantil e deixe que eles participem;

  • Faz de Conta - Reúna as crianças e brinque com elas de faz de conta;

  • Jogos de mesa - Existem jogos para todas as idades que podem envolver toda a família (encaixe, memória, quebra-cabeça, etc)

  • Jogos recreativos - Dentro de casa, no quintal ou no parque, não importa (esconde-esconde, pega-pega, amarelinha, dança das cadeiras, cabo de guerra, vivo ou morto, cantigas de roda, etc.)

  • Artes - Utilize algum material reciclado para criar algum objeto de sua escolha utilizando tintas, cola e etc, pois as crianças amam essas atividades.

Se você tem alguma dificuldade de organizar uma rotina diária para seguir e gostaria de ajuda entra em contato com a gente, quem sabe possamos lhe ajudar! Se você tiver alguma dica, também adoraríamos saber: conta pra gente!

Te aguardo nos comentários. Beijos!!!

Comentários


Olá, que bom ver você por aqui!

Fique por dentro de todos os posts

Obrigado por assinar!

  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Pinterest

Compartilhe a sua opinião

Obrigado pelo envio!

© 2023 por Quebra-cabeças. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page