top of page

Entenda a importância do seu papel como mãe: VOCÊ ESTÁ CONSTRUINDO MEMÓRIAS AFETIVAS NO SEU FILHO?

  • Foto do escritor: Bela Resiliência
    Bela Resiliência
  • 3 de mai. de 2021
  • 2 min de leitura

“ ...e ensinai-as a vossos filhos, falando delas assentado em tua casa, andando pelo caminho, e deitando-te, e levantando-te”

Deuteronômio 11:19

Essa passagem bíblica se refere aos ensinamentos dado por DEUS para o povo de Israel, orientando aos pais que aprendessem esses ensinamentos e depois, com dedicação, repassassem para seus filhos em todos os momentos. Com essa prática os ensinamentos ficavam vivos na memória das crianças as quais, futuramente passariam para seus filhos também. Nesta época as mulheres não trabalhavam fora de casa, então era forte a sua dedicação para o lar e os filhos, sendo ela, como Mãe, uma forte influenciadora na construção das memórias afetivas de seus filhos.

Vivemos em um contexto de vida diferente daquela época, onde nós, mulheres, temos a maravilhosa oportunidade de poder trabalhar fora, como também seguir carreira profissional e acadêmica. É bem verdade que desfrutamos de uma grande conquista no universo feminino. Porém, também é verdade que dentre essas muitas conquistas não podemos nos esquecer da maior conquista que DEUS nos confiou: a dádiva de ser mãe.

Quando a maternidade chega em nossa porta temos que entender a grande importância do nosso papel de MÃE. Nós, pais, somos responsáveis legais dos nossos filhos, não somente perante os homens da terra, mas também perante DEUS. Sendo assim, cabe a nós ensinarmos aos nossos filhos tudo o que é correto. Veja que o versículo nos orienta que esse ensino seja constante, desde quando a criança se levanta, por todo o seu percorrer diário e até na hora de dormir. Essa prática revela a importância da presença paterna (mãe e pai) no processo de aprendizagem das crianças. Não podemos ocupar o tempo dos nossos filhos com série de afazeres ou entregar a responsabilidade de ensinar a outras pessoas... Cada uma de nós já fomos crianças um dia e temos guardado em nossas memórias algo que vivemos na infância: os momentos em família ao redor da mesa nas refeições, a forma como nossa mãe arrumava a casa, o cheiro do tempero da sua comida, a roupinha bem engomada guardada no guarda-roupa, cada gesto de carinho e amor que nossa mãe nos proporcionou.

De repente, você pode não ter tido essas memórias afetivas, por não ter tido boas vivências na infância, mas nada te impede, hoje, de fazer diferente com o seu filho(a) e proporcionar essa vivências agradáveis para ele(a), para a construção de memórias afetivas.

Mãe, independente da correria do seu dia, encontre TEMPO para você se dedicar ao seu filho(a) na CONSTRUÇÃO DE MEMÓRIAS AFETIVAS.

Continua...



Comentários


Olá, que bom ver você por aqui!

Fique por dentro de todos os posts

Obrigado por assinar!

  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Pinterest

Compartilhe a sua opinião

Obrigado pelo envio!

© 2023 por Quebra-cabeças. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page