top of page

COMO VOLTAR A TRABALHAR FORA DEPOIS DOS FILHOS?

  • Foto do escritor: Bela Resiliência
    Bela Resiliência
  • 29 de mar. de 2021
  • 4 min de leitura

“Lança o teu cuidado sobre o SENHOR, e ele te susterá;” Salmos 55:22a


Olá Bela! Venho hoje falar sobre um assunto delicado: o retorno ao trabalho pós-maternidade.

Existem duas situações dentro deste tema: você pode ser aquela mulher que trabalha numa empresa e está findando sua licença maternidade e agora está se preparando para voltar ao seu trabalho, ou você é aquela mulher que parou de trabalhar por conta da maternidade e agora que os filhos já estão crescidos quer retornar ao mercado de trabalho. Independente de qual seja a sua situação existe uma única preocupação: E AGORA? COM QUEM VOU DEIXAR MEU(S) FILHO(S)?

Geralmente é a mulher quem se responsabiliza em fazer a logística de como ficarão os filhos enquanto ela estiver fora trabalhando. E é ela quem decide se a criança irá ficar com um familiar, ou aos cuidados de uma BABÁ, ou se a opção será uma CRECHE ESCOLA.

Na matéria de hoje tenho a honra de entrevistar uma BELA MULHER RESILIENTE que irá compartilhar um pouco da sua experiência do seu retorno ao trabalho.

BELA RESILIÊNCIA (BR): Qual o seu nome, quanto tempo você tem de casada, quantos filhos você tem e quais as idades deles?

Cecília de Carvalho, tenho 6 anos de casada, 2 filhos (um de 2 anos e 6 meses, outro de 8 meses)

BR: Me fala sobre onde você trabalha e o que faz?

CECÍLIA: Sou fisioterapeuta intensivista (especialista em unidade de terapia intensiva - UTI), trabalho no Instituto Dr. José Frota.

BR: Me diz o que você sentiu quando estava se aproximando o término da sua licença maternidade?

CECÍLIA: Quando voltei da licença maternidade do meu primeiro filho, senti uma aflição, no sentido de preocupação de como ele ficaria, se comeria sem o meu auxílio, se conseguiria dormir sem a minha presença, se saberiam cuidar dele da maneira como eu achava certo. Passei o primeiro plantão inteiro chorando de saudades. Ao mesmo tempo, me senti "útil" e muito feliz, exercendo a profissão que tanto amo, atendendo pacientes, cuidando e reabilitando pessoas, e tendo a oportunidade de levar o amor de Jesus com meu trabalho. Já com o segundo filho, todos esses sentimentos se repetiram, acrescidos do sentimento de medo, por estar voltando a trabalhar em meio à pandemia de COVID-19. Medo de me contaminar e contaminar as pessoas mais importantes da minha vida: minha família.

BR: O que você fez para conseguir tomar decisões sábias sobre o que fazer nessa situação do retorno ao trabalho?

CECÍLIA: Esse retorno foi precedido de meses de preparação, orando ao Senhor, pedindo portas abertas pra que tudo ocorresse em normalidade, pra que o Senhor nos guardasse de toda intercorrência. Procurando fazer o que a Palavra do Senhor diz:

“Ainda de noite, se levanta e dá mantimento à sua casa e a tarefa às suas servas.”

Provérbios 31:15.

“Olha pelo governo de sua casa e não come o pão da preguiça. “

Provérbios 31:27

Então, com bastante antecedência, deixei tudo em ordem, todas as orientações pra quem ia cuidar das crianças, todos os mantimentos necessários foram comprados, inclusive medicamentos, pois além de orar, devemos também vigiar e agir. Uma coisa que sempre pedi ao Senhor, foi que nunca me deixasse faltar ajuda! E Ele tem me atendido! Dia a dia, tenho experimentado o cuidado do Senhor, vindo de diversos locais e pessoas.

BR: Deixe uma mensagem/dica para todas as MULHERES que estão passando por essa mesma dificuldade de ter que retornar ao trabalho e não sabem o que fazer em relação aos filhos.

CECÍLIA: Em primeiro lugar deve-se entregar todos os anseios ao Senhor. Ele cuida de tudo, nos mínimos detalhes. Eu sempre fui muito independente, e durante um tempo em minha vida achei que pudesse dar conta de tudo sozinha. Casa, marido, filhos, trabalho... Doce ilusão! Precisamos de ajuda sim, seja de membros da família (no meu caso tive ajuda especial da minha sogra, e da minha mãe) seja de pessoas de fora. Devemos ser humildes, reconhecer nossas fraquezas, necessidades e limites. A mídia tem imposto uma imagem feminina de MULHER MARAVILHA, que consegue dar conta de tudo isso sozinha, e ainda ir ao salão de beleza e academia. Se alguém já conseguiu esse feito, me conta! Além disso, devemos relembrar nossas prioridades, o papel da mulher cristã em casa e na sociedade. É maravilhoso trabalhar, mas o Senhor nos criou com o propósito de sermos excelentes esposas, mães e donas de casa. Podemos sim, trabalhar fora e sermos bem-sucedidas, mas lembrando que nossa maior energia, alegria, deve ser disponibilizada pra nossa família. E assim, com essa ideia bem clara em minha mente, o Senhor têm aberto as portas para que haja conciliação com todos os afazeres.

BR: Quer conhecer mais um pouco sobre a Cecília? Segue o perfil dela lá no Instagram!


E então Bela, o que você achou do relato da experiência da Cecília? Assim como DEUS a ajudou nas decisões e nas orientações de como fazer para ser bem sucedida no seu retorno ao trabalho não negligenciando a sua prioridade do Papel da Mulher Cristã, Ele também fará o mesmo por você! Basta ter fé e acreditar!

Bela, se você quiser conversar mais sobre o assunto e quiser tirar alguma dúvida ou receber alguma orientação, NOS PROCURE.

Basta entrar em contato através dos comentários ou no direct da nossa página do Instagram. Estaremos dispostos a te atender.

Beijos!!!

Comentários


Olá, que bom ver você por aqui!

Fique por dentro de todos os posts

Obrigado por assinar!

  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Pinterest

Compartilhe a sua opinião

Obrigado pelo envio!

© 2023 por Quebra-cabeças. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page