Casamento pós maternidade, o que mudou?
- Bela Resiliência

- 26 de mar. de 2021
- 2 min de leitura
“Nem se põe vinho novo em odres velhos...Mas, põe-se vinho novo em odres novos, e assim ambos ficam conservados.” Mateus 9:17

Olá Bela! Como está seu casamento depois da chegada dos filhos? Mudou alguma coisa? Vocês estão encontrando tempo para os dois? Hoje venho falar sobre esse assunto. Seria muito bom se todo casal antes de casar ou de ter filhos, pudesse fazer um curso preparatório, e que esse curso ensinasse como interagir com o seu cônjuge após o nascimento dos filhos. Mas, nem todos tem essa oportunidade. Pois bem, eu também não tive. Tudo que aprendi foi “na marra”, como diz o nordestino. Aprendendo com os meus próprios erros.
Sou casada há mais de 22 anos, tenho dois filhos, um de 21 anos e a outra de 9 anos e posso afirmar que a rotina do casal muda com a chegada dos filhos. Se essa etapa não for gerenciada de forma sábia e madura ela pode ofuscar o brilho do relacionamento. Não estou generalizando, pois existem muitos casais que tiram de letra essa fase. Eles agem com sabedoria, entendendo o momento de cada um, e com maturidade, respeitando o seu cônjuge.
Então Bela, se você percebe que seu relacionamento conjugal ficou diferente depois da chegada dos filhos, que o clima de romantismo já não é mais o mesmo: fique alerta, pois isso não é bom!
Você deve estar se perguntando: O QUE DEVO FAZER ENTÃO?
Pois bem, quero te convidar, a partir de agora, a providenciar ODRES NOVOS para receber VINHO NOVO no seu casamento, pois tudo pode ser diferente basta você acreditar e utilizar as estratégias corretas. Gostaria de compartilhar algumas dicas básicas que, de repente, podem te ajudar:
1. Ore pelo seu casamento - Procure apresentar em oração diariamente seu casamento, seu cônjuge, a sua família, pois assim Deus irá te orientar sobre como você deverá agir;
2. Não peça conselhos a qualquer pessoa - Abrir nossa vida conjugal para outra pessoa é um risco que corremos, pois não temos como conhecer o coração das mesmas. Quando você for escolher a pessoa observe os seguintes critérios:
1 - Tem experiência no assunto?
2 - Tem exemplo de um bom casamento ou de um bom cônjuge?
3 - Os seus frutos condizem com o que ensina?
4 - Seria bom que fosse uma pessoa que orientasse você de acordo com os princípios cristãos deixados por DEUS para nós. Esses princípios, podemos encontrar na BÍBLIA.
3. Descubra qual a linguagem de amor do seu cônjuge - Talvez possa parecer estranha essa dica, mas desde que eu descobri a linguagem de amor que o meu cônjuge se comunica, tornou mais fácil pra mim o nosso relacionamento e principalmente depois do nascimento dos filhos. Deixo aqui a dica de leitura do livro: As 5 linguagens do amor - Gary Chapman.
4. Encontre tempo para NAMORAR - Procure separar um tempo na rotina da semana para vocês se encontrarem e namorarem MUUITTO;
5. Tome a iniciativa - É isso mesmo: TOME A INICIATIVA. Seja intencional, não espere somente pela iniciativa do seu cônjuge. Não faz vergonha e você não estará fazendo nada de errado. Pelo ao contrário, você irá surpreendê-lo.
Gostou das dicas? Deixa aqui sua opinião ou sugestão nos comentários.
Até breve! Beijos!!!
Imagem: https://images.app.goo.gl/WGDZ5pfDUJe313ya8









Comentários